terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sistemas de Informação
















O que é um sistema?
Sistema é o conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para atingir objetivos ou resultados. Sistema pode ser encarado como um subsistema de um sistema maior.

O que é informação?
Informação é todo dado trabalhado, tratado e com um sentido natural e lógico para quem usa. O dado é entendido como um elemento da informação, um conjunto de letras, números ou dígitos, que tomado isoladamente não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não contém um significado claro.

Empresas que progridem precisam de conhecimento (experiência):


Sistemas de Informação
O conceito de Sistemas de Informação (SI) deriva do conceito de sistema como atividade humana, o qual pode envolver, ou não, a utilização de computadores. O SI funciona, portanto, como suporte às ações e decisões humanas e depende do contexto em que estão inseridos. Assim, um SI pode ser definido como um conjunto de elementos, relacionados entre si, atuando num determinado ambiente com o fim de alcançar objetivos comuns e, com capacidade de auto controle. O conjunto de elementos tem que ser analisado como um todo, podendo os SI serem fechados ou abertos. Considerando que atualmente as organizações utilizam tecnologias para suportar a sua atividade sistêmica, podemos considerar os SI como uma combinação de procedimentos, informação, pessoas e SI/TI, organizadas para o alcance de objetivos de uma organização. Estes, devem ser vistos dentro do contexto sistêmico, como conjuntos de subsistemas relacionados entre si, que possibilitam o acesso e a gestão da informação, suportados pelos SI/TI e pelos sistemas de comunicação.
Um Sistema de Informação pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação. Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

A associação entre tecnologia de informação e gestão do conhecimento está relacionada ao uso de sistemas de informação para o compartilhamento de informações ou conhecimento.


Segundo (Rezende, 1999) os Sistemas de Informação, independente do seu nível ou classificação, têm como objetivo auxiliar os processos de tomada de decisões na empresa. E o foco está direcionado para o negócio empresarial.

Os Sistemas de Informação apresentam geralmente as seguintes características:

- Grande volume de dados e informações;
- Complexidade de processamento;
- Muitos clientes e/ou usuários envolvidos;
- Contexto abrangente, mútavel e dinâmico;
- Interligação de diversas técnicas e tecnologias;
- Suporte e auxilio aos processos de tomada de decisões empresariais;
- Focado nos negócios da empresa.

Os benefícios que as empresas procuram obter através dos Sistemas de Informação estão:

- Suporte a tomada de decisão;
- Valor agregado ao produto (bens e serviços);
- Melhor serviço e vantagens competitivas;
- Produtos de melhor qualidade;
- Oportunidades de negócios;
- Mais segurança nas informações, menos erros, mais precisão;
- Aperfeiçoamento nos sistemas, eficiência, eficácia, efetividade, produtividade;
- Carga de trabalho reduzida;
- Redução de custos e desperdícios;
- Controle das operações, etc.

Inúmeros fatores são importantes para a solução de problemas e a conscientização destes fatores aumentará a capacidade do gestor de analisar apropriamente o problema e tomar boas decisões (STAIR, 1998).
Os fatores são objetivos de decisão está vinculado com as metas da empresa, que muitas vezes vão além do simples aumento do lucro ou redução de custos. Algumas querem manter certos níveis de produção de modo a conservar uma força de trabalho estável, contribuir para a melhoria da comunidade ou minimizar o impacto de seus processos de produção sobre o ambiente. Esses problemas multiobjetivos de tomadas de decisão são geralmente mais complexos e podem ser extremamente difíceis de resolver.
As alternativas aumentadas estão vinculadas a um aspecto de tomada de decisão atual onde existe mais alternativas a considerar do que há alguns anos atrás, além de haver uma imensa variação de cada uma das alternatias disponíveis.
A competição envolve duas ou mais empresas concorrendo para atingir metas semelhantes. Conseqüentemente, está cada vez mais difícil para as empresas atingirem suas metas, pois outras empresas oferecem os mesmos tipos de serviços e produtos aliados a altas tecnologias, sistemas aperfeiçoados, etc. Desta forma os gestores nunca sabem onde e quando pode aparecer uma nova competição ou concorrência.
A criatividade e a imaginação na solução de problemas é um fator que pode diferenciar a empresa dos concorrentes. Ela envolve a capacidade de originar ou gerar novas idéias ou abordagens para agregar valores aos serviços ou produtos.
Em todos os níveis, as ações sociais e políticas têm um profundo impacto na solução de problemas, envolvendo outras empresas, sociedade, governo nacional e internacional.
Os aspectos internacionais aparecem na medida em que os negócios e os mercados mudam as relações de suas operações locais para nacionais e internacionais e os aspectos internacionais modificam a forma de operação e competição das empresas. Além de oferecer oportunidades, os aspectos internacionais dos negócios e economias podem ser ameaçadores para algumas empresas.
A tecnologia e os avanços nas suas capacidades oferecem um maior número de alternativas de decisão aos negócios e às organizações de todos os portes.
A pressão do tempo está vinculado com a velocidade dos acontecimentos nos negócios e de seus respectivos impactos. Os boatos, as notícias e as informações influenciam as empreas em um padrão de tempo muito curto, fazendo com que os gestores tomem decisões rápidas.

Os Sistemas de Informação podem ser classificados em:

a. Sistemas de Informação Operacional - SIO





Também chamados de Sistemas de Apoio às Operações Empresariais, Sistemas de Controle ou Sistema de Processamento de Transações.
Contemplam o processamento de operações e transações rotineiras, no seu detalhe, incluindo seus respectivos procedimentos.
Controlam os dados detalhados das operaçõesdas funções empresariais imprescindíveis ao funcionamento harmônico da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico das unidades departamentais.

Como exemplos, enquadram-se nesta classificação os pormenores e minúcias dos sistemas de:

- planejamento e controle de produção: a quantidade produzida;
- faturamento: um item de venda, preço, a data faturamento, o valor do item;
- contas a pagar e a receber: o valor do título, a data de vencimento;
- estoque: a quantidade do item, o tipo de material;
- folha de pagamento: salário, um provento, o nome do funcionário;
- contabilidade fiscal: um valor do lançamento, a natureza, etc.

Estes sistemas são os mais estudados e trabalhadosem geral. Eles são a parte central da maioria dos Sistemas de Informação nas empresas, contemplando todos os componentes básicos de funcionamento operacional das mesmas.
Nos Sistemas de Informação Operacional cada transação empresarial envolve a entrada e alimentação de dados, processamento e o armazenamento, e a geração de documentos e relatórios. Com suas inúmeras características, como grande volume de dados, muitas saídas de informações, envolvendo alto grau de repetição e computação simples. As edições, validações, consistências e auditoriais são comuns nestes sistemas, devido ao envolvimento de inúmeras pessoas e respectivas coletas de dados e alimnetações nos mesmos, significando impactos grandes e negatios se houver falhas de operação, cálculos, seleções, ordenações, conciliações e reprocessamentos, com bases de dados diversas. Nos métodos de funcionamentos estão incluídos os pesados processamentos em batch (ou grupos), parelelos, tempo real e os mais leves do tipo on-line, etc.

b. Sistemas de Informação Gerencial (para gestão) - SIG

Também chamados de Sistemas de Apoio à Gestão Empresarial ou Sistemas Gerenciais. Contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais transformando-os em informações para gestão. Trabalham com os dados agrupados das operações das funções empresariais da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo gestor ou gerencial das unidades departamentais.
Como exemplos, enquadram-se nesta classificação os grupos de informação dos sistemas de:

- planejamento e controle de produção: total de quantidade produzida;

- faturamento: valor do faturamento do dia, valor acumulado do mês; - contas a pagar e a receber: títulos a pagar do dia, números de inadimplentes;

- estoque: relação do estoque mínimo com o estoque real; - folha de pagamento: percentual dos salários em relação ao faturamento; - contabilidade fiscal: total de impostos a recolher, etc.

c. Sistemas de Informação Estratégico - SIE

Também são chamados de Sistemas de Informação Executiva. Contemplam o processamento de grupo de dados das operações e trasações gerenciais transformando-os em informações estratégicas. Trabalham com os dados no nível macro, filtrados das operações das funções empresariais da empresa, considerando ainda, o meio ambiente interno e externo, visando auxiliar o processo de tomada de decisão da alta administração, tal como, presidentes, diretores, sócios, acionistas, proprietários, assessores, etc.
A maioria destes sistemas fornecem informações gráficas, amigáveis e sumarizadas, normalmente on-line e com relatórios em telas, observando as particularidades de cada empresa e ainda, com opção de descer no nível de detalhe da informação.
Como exemplos, enquadram-se nesta classificação, a partir das informações operacionais e gerenciais, as relações, influências e decisões entre:

- quantidade produzida com pedidos em negociações;
- valor do faturamento com contas a pagar;
- planejamento de compras com quantidade em estoque;
- folha de pagamento, encargos sociais, impostos com fluxo de caixa;
- relacionamentos bancário e órgãos governamentais;
- linhas de produção e tecnologia versus satsifação do cliente e funcionários;
- custos em relação ao retorno, com orçamento e análise financeira;
- prioridades de pagamento de juros ou descontos à clientes;
- concorrência, mercado global e perspectivas, etc.

Os três principais sistemas (estratégico, gerencial e operacional) podem ser graficamente representados de forma piramidal:

























7 comentários:

  1. Bom esse trabalho foi mto bom, pra prea reelembra e saber certinho oq é sistema de informaçao.....mto bom vanessa um abraço

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  2. Heheheh Vanessa...Vocês está de PARABÉNS, belo blog. Adorei ler as informações que postou. Valeu, de não deixe de nos informar cada vez mais.Continue sempre transmitindo seus conhecimentos...Grande abraço!!!

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  3. Sistemas vivemos todos os dias,dizendo melhor,vivemos um sistema,por isso a importância dele é muito relevante e sendo assim, basta nós profissionais da area saber como informatizar,reorganizar e deixar de forma explicita e fácil as informações para que automaticamente vire uma ferramenta util de trabalho.

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  4. Oi Vanessa...
    Parabéns pela iniciativa do blog, Ótimos artigos..

    Bjss

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  5. Oi...
    Sensacional...
    Adorei...
    Vc ta d parabéns....
    bjussss

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  6. oi vanessa... interessante saber que o sistema de informaçõ ajuda auxiliar os processos de tomada de decisões na empresa .

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  7. Olá olá tudo bem? Eu adorei o texto e irei utilizar na minha apresentação de trabalho, na UFMG, Escola de Ciência da Informação. Obrigada e não se preocupe lhe darei os créditos devidos.

    Daniele

    http://meuladoameliepoulain.blogspot.com/

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