quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Data Mart (DM)

A criação de um data warehouse requer tempo, dinheiro e considerável esforço gerencial. Muitas companhias ingressam num projeto de data warehouse focando necessidades especiais de pequenos grupos dentro da organização. Estes pequenos armazenamentos de dados são chamados de Data Mart. Um data mart é um pequeno data warehouse que fornece suporte à decisão de um pequeno grupo de pessoas.
Algumas organizações são atraídas pelos data marts não apenas por causa do custo mais baixo e um tempo menor de implementação, mas também por causa dos avanços tecnológicos. Os data marts podem servir como veículo de teste para empresas que desejam explorar os benefícios do data warehouse.
É preciso ter em mente que as diferenças entre data mart e data warehouse são apenas com relação ao tamanho e ao escopo do problema a ser resolvido. Portanto, as definições dos problemas e os requisitos de dados são essencialmente os mesmos para ambos. Enquanto um data mart trata de um problema departamental ou local, um data warehouse envolve o esforço de toda a empresa para que o suporte à decisões atue em todos os níveis da organização. Sabendo-se as diferenças entre escopo e tamanho, o desenvolvimento de um data warehouse requer tempo, dados e investimentos gerenciais muito maiores que um data mart.
Por muitos anos, todos os sistemas que extraíam dados de sistemas legados e os armazenavam de maneira utilizável para suporte a decisões eram chamados de data warehouses. Ao longo dos últimos anos, tem sido feita uma distinção entre os data warehouses corporativos e os data marts departamentais, mesmo que geralmente o conceito ainda continue sendo chamado de data warehousing.
Os data marts atendem às necessidades de unidades específicas de negócios, ao invés das da corporação como um todo. Eles otimizam o fornecimento de informações de suporte à decisões e focam a gerência sumarizada e/ou dados exemplificativos ao invés do histórico de níveis atomizados. Eles podem ser apropriados e gerenciados por pessoal de fora do departamento de informática das corporações.
A crescente popularidade desses mal definidos data marts em cima da popularidade dos grandes sistemas de data warehouses corporativos é baseada em bons motivos:

Os data marts têm diminuído drasticamente o custo de implementação e manutenção de sistemas de apoio à decisões, colocando-os posto ao alcance de um número muito maior de corporações;
Eles podem ser prototipados muito mais rapidamente, com alguns pilotos sendo construídos entre 30 e 120 dias e sistemas completos sendo construídos entre 3 e seis meses;

- Os data marts têm o escopo mais limitado e são mais identificados com grupos de necessidades dos usuários, o que se traduz em esforço/equipe concentrados.


- Os departamentos autônomos e as pequenas unidades de negócios freqüentemente preferem construir o seu próprio sistema de apoio à decisões via data marts. Muitos departamentos de informática estão vendo a efetividade desta abordagem e estão agora construindo o data warehouse por tópico ou um data mart por vez, ganhando experiência gradualmente e garantindo o suporte dos fatores-chave de gestão e colhendo benefícios concretos várias vezes ao ano. Começando com planos modestos e desenvolvendo-os na medida em que se adquire mais conhecimento sobre as fontes de dados e as necessidades dos usuários fazem com que as organizações justifiquem os data marts na medida em que progridem.


Algumas vezes, projetos que começam como data warehouse transformam-se em data marts. Quando as organizações acumulam grandes volumes de dados históricos para suporte à decisão que se mostram pouco ou nunca utilizados, elas podem reduzir o armazenamento ou arquivamento de informações e contrair o seu data warehouse para um data mart mais focado. Ou elas podem dividir o warehouse em vários data marts, oferecendo tempos de resposta mais rápidos, acesso mais fácil e menos complexidade para os usuários finais.

Um comentário:

  1. oi Vanessa sou irmão da Bete, li seu blog e achei muito legal, apesar de não entender de informatica entendi o que quiz diser

    muito bom
    te mais

    ResponderExcluir