quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Business Intelligence (BI)


Um dos principais conceitos disponíveis atualmente no que diz respeito a gestão empresarial é o Business Intelligence.
Inteligência é o resultado de um processo que começa com a coleta de dados. Esses dados são organizados e transformados em informações, que depois de analisadas e contextualizada se transforma em inteligência. Essa, por sua vez, quando aplicada a processos de decisão geram vantagem competitiva para a organização.
Conhecimento do negócio na era da competição global e das comunicações on-line, passou a ser chamado de Business Intelligence (BI).
É um processo organizacional pelo qual a informação é sistematicamente coletada, analisada e disseminada como inteligência aos usuários que possam tomar ações a partir dela.
Envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos potenciais à aquisição, candidatos à joint-venture e alianças estratégicas. Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa.
O processo de BI analisa e valida todas essas informações e as transforma em conhecimento estratégico.
Benefícios de um sistema de Business Intelligence:

• Antecipar mudanças no mercado;
• Antecipar ações dos competidores;
• Descobrir novos ou potenciais competidores;
• Aprender com os sucessos e as falhas dos outros;
• Conhecer melhor suas possíveis aquisições ou parceiros;
• Conhecer novas tecnologias, produtos ou processos que tenham impacto no seu negócio;
• Entrar em novos negócios;
• Rever suas próprias práticas de negócio;
• Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais.

Aprender sobre o ambiente competitivo externo, visando o conhecimento do posicionamento competitivo da empresa, o que impulsionará mudanças internas e facilitará decisões estratégicas.
É uma categoria mais ampla de aplicações e tecnologias para recolher, armazenar, analisar e dar acesso a dados para ajudar os usuários da empresa a tomar melhores decisões de negócios. Aplicações de BI incluem as atividades de sistemas de apoio à decisão, consulta e relatórios, processamento analítico online (OLAP), a análise estatística, previsão e mineração de dados.
A cada dia, aumentam as decisões empresariais, em número e complexidade. Os clientes exigem níveis mais elevados de serviço ao interagir com as empresas através de múltiplos canais, o que representa desafios técnicos e de negócio em toda a empresa. Como resultado, análise e business intelligence (BI) desempenham um papel central em uma estratégia de CRM abrangente.
A chave para prosperar em um mercado competitivo é ficar à frente da concorrência.
A análise dos dados, relatórios e ferramentas de consulta pode ajudar os analistas de negócios a percorrer um mar de dados para sintetizar a informação valiosa de que necessitam.

Uma referência anterior a inteligência, mas não relacionada aos negócios, ocorreu em Sun Tzu em a Arte da Guerra.
Salientou a importância de coletar e analisar informações. Sun Tzu afirmava que para ser bem-sucedido na guerra, o general deve ter pleno conhecimento de suas próprias forças e fraquezas, assim como total conhecimento das forças e fraquezas do inimigo. A falta de qualquer uma delas pode resultar na derrota.

Ter uma estratégia global de inteligência de negócios claramente escrita é fundamental para uma implementação bem sucedida de business intelligence.
Abaixo algumas situações onde o BI torna-se decisivo nos negócios.

Área Comercial
· Vendas;
· Estoques;
· Financeiro.

Área administrativa
· Contabilidade;
· RH;
· Tributário;
· Fiscal – que são módulos que o cliente poderá usar integrados ao seu escritório contábil.

Algumas Situações Reais área comercial

- VENDAS - O BI pode ser usado para:

· Identificar hábitos de consumo de seus clientes;
· Concentração de vendas em determinadas linhas de produtos;
· Níveis de descontos praticados, margens e prazo médio (de vendas e de compras);
· Tendências de vendas, de margens, antes que se consolide uma perda, possibilitando a reversão de situações desvantajosas em negócios!
· Avaliar o exato lucro de uma venda, ou de um vendedor/representante, ou linha de produtos através do Demonstrativo de Resultados Gerencial;
· Disponibilizar a equipe de vendas informações apuradas que resgatem negócios potenciais;
· Acompanhar a carteira de clientes por representante ou vendedor, mesmo após modificações da carteira, para se constatar se as modificações foram positivas;

- O BI ajuda a vender, ou melhor, ele vende!

· Simular vendas, observando o reflexo nas margens;
· Administrar seus vendedores ou representantes, acompanhando o desempenho das carteiras de clientes, mesmo em caso de alterações, incluindo margens, prazo médio, descontos, etc…
· Descobrir mercados perdidos e reconquista-los. Descobrir novos mercados;
· Mostrar quanto pode ser adicionado de receitas e em que condições;

Fazem parte dos pacotes de Business Intelligence existente: o Datawarehouse (DW), Sistemas de gestão integrados (ERP), ferramentas OLAP, Data Mining, Data Mart, CRM, dentre outros.

Um comentário:

  1. Parabéns Vanessa, ótimo texto, nos da a idéia de que a inteligência de negócios serve é de extrema importância para que a empresa esteja sempre na frente e auxilia nas tomadas de decisões mais crucias de uma empresa.

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