quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sistema de Apoio à Decisão – SAD

Ferramenta fundamental para a evolução do processo de tomada de decisão, dentro desta nova realidade empresarial, pois as atividades empresariais e necessidades dos clientes estão em constantes mutações, o que tornam as decisões um fator de suma importância. Os sistemas de Apoio a Decisões devem acompanhar esta tendência, sendo flexíveis e adaptáveis no meio onde ela se encontra.
Os Sistemas de apoio à decisão (SAD) auxiliam o executivo em todas as fases de tomada de decisão, principalmente, nas etapas de desenvolvimento, comparação e classificação dos riscos, além de fornecer subsídios para a escolha de uma boa alternativa.
Unindo conceitos de administração de empresas e de informática, os SAD vêm se tornando uma importante ferramenta para o gestor de empresas em sua constante busca pela qualidade total.
Os SAD utilizam muito a regra “e se” para geração de dados e informações de simulações, cenários, etc. Como exemplo:
- determinação do local mais adequado para uma unidade comercial ou de um PDV (ponto de venda);
- elaboração de orçamento com diversas alternativas;
- aumento, diminuição ou segmentação de negócios, conjuntamente com um possível perfil de clientes, etc.
Os SAD permitem a coordenação e integração de dados, de partes, visando objetivos comuns, fornecendo informações que permitam melhores decisões empresariais.

Um comentário:

  1. Tudo bem Vanessa!
    Acredito que uma organizaçao que possui o SAD tem uma grande vantagem competitiva, mas temos que conhecer bem o processo da Organizaçao para implemetar um SAD, pois sabemos que uma informaçao errada tambem poderia ser fatal para o futuro de uma Organizaçao.

    ResponderExcluir